Programa Alfabetiza TEA Gi

clinica autismo baixada santista

Sou a Professora Gisele Mota, idealizadora do Programa Alfabetiza TEA Gi, Neuropsicopedagoga Clínica com foco em autismo.

Apresento a minha trajetória profissional e o programa de alfabetização que desenvolvi.

Licenciada em Pedagogia desde 2003, com especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual pela PUC COGEAE-SP.

Desde 2010, atuando com alunos com autismo, sempre buscando aprimorar meus conhecimentos e metodologias através de cursos e vivências. Atuei como Professora na AMA (Associação de Amigos do Autista), como Instrutora de jovens e adultos com deficiência intelectual para inserção no mercado de trabalho na APAE-SP (atual Instituto Jô Clemente), como Professora da sala de AEE na rede pública do Estado de São Paulo e atualmente como Professora particular de alfabetização para pessoas com autismo e dificuldade de aprendizagem, além de atendimento clínico e práticas com diferentes níveis de TEA.

O que me levou a desenvolver um programa de alfabetização?

Após observar a dificuldade de tantas famílias para encontrar materiais e meios para alfabetizar os seus filhos, resolvi escrever este programa, onde reuni teorias e métodos de alfabetização que aprendi ao longo dos anos e que se tornaram importantes contribuições para o meu trabalho.

Aqui, compartilho todo o conhecimento que adquiri, ensinando aos alunos com TEA, repertórios não somente para seu desenvolvimento escolar, mas principalmente para interferir e melhorar sua qualidade de vida.

Hoje entendo que a alfabetização vai muito além da leitura e da escrita, que é uma importante ferramenta de comunicação para que a pessoa com TEA possa compreender e se expressar no mundo.

O que é o Programa Alfabetiza TEA- GI?

O Programa Alfabetiza TEA Gi é um programa de alfabetização para pessoas neurodivergentes, especialmente para pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA).

Consiste em um ensino estruturado e sistemático, mesclando os métodos cientificamente comprovados com uma abordagem multissensorial que estimula os canais sensoriais da criança para facilitar o aprendizado.

Através de recursos visuais, auditivos e táteis, o programa ativa diferentes áreas do cérebro, otimizando a assimilação de informações e a memorização.

Aprender nem sempre é fácil para crianças com TEA. Devido a diferenças no funcionamento cerebral, elas precisam de estratégias e planos de ensino individualizados para alcançar seu potencial.

Como o programa auxilia na alfabetização especificamente da pessoa com TEA?

A repetição e o estímulo constante da memória são fundamentais para a aprendizagem da pessoa com TEA.

Quanto mais vezes um conteúdo for apresentado em diferentes contextos, maior a chance de assimilação.

Estratégias e planos de ensino devem considerar estruturas que facilitem a compreensão do conteúdo e do ambiente.

Treinos para desenvolver habilidades com uso de reforçadores, recursos utilizados pela criança, orientação a familiares, participação da equipe multiprofissional, e rotinas adequadas também são importantes.

programa de alfabetização para pessoas neurodivergentes, especialmente para pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA)
programa de alfabetização para pessoas neurodivergentes, especialmente para pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA)

Depoimentos

Confira os depoimentos sobre a Profª Gisele Mota, Neuropsicopedagoga clínica, especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual.